- Área: 562 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:John Gollings
-
Fabricantes: Network Architectural
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um pavilhão de vidro altamente expressivo para revitalizar o complexo da tradicional embaixada.
O projeto deste novo edifício, dentro do complexo da Embaixada da China, busca fechar a piscina existente de 25 x 10 metros. Townsend + Associates Architects proporcionaram um lugar de reflexão e de beleza; um edifício que permite a seus usuários se banharem na luz, assim como na água.
"É tudo sobre a luz e a criação de um exemplo de um tipo de edifício eficiente que é notoriamente faminto pela energia. Busca-se ter uma piscina coberta, para as famílias da embaixada, na qual podem se banhar de luz ao mesmo tempo que contam as voltas na piscina ou mergulham". Bruce Townsend, arquiteto.
A evidente simplicidade do edifício oculta sua complexidade técnica. Localizado dentro de um terreno estreitamente limitado, o projeto não deixa dúvidas a uma moderna inserção na tradicional arquitetura do terreno. No entanto, através de um sútil reflexo de cor e formas, o edifício reconhece as expressões tradicionais de seus vizinhos.
O envelope do edifício está altamente isolado, o vidro duplo rompe completamente a ponte térmica. A pele dupla de vidro UForm recebe um acabamento em LowE para melhorar ainda mais o rendimento térmico. Um novo sistema de tratamento de água, por meio da purificação requer baixos insumos químicos para a altíssima qualidade da água, reduz o entorno corrosivo do cloro, que normalmente é associado às piscinas cobertas.
Trata-se de um pavilhão de vidro que brilha com a luz durante todo o ano, inundado pelo sol no inverno e deliciosamente sombreado no verão. Apesar da refinada aparência, o edifício é muito funcional e decorativo, com sua expressiva estrutura de aço e sua simples paleta de materiais: vidro, aço e madeira.